4 dicas para escolher o colchão ideal
Passamos grande parte de nossa vida dormindo, não é verdade? E por isso é tão importante a escolha do colchão ideal, ou seja, aquele que esteja de acordo com nossas características físicas e nos proporcione mais conforto.
Muitas vezes uma escolha errada pode acarretar noites mal dormidas, com sonos fragmentados, e até mesmo problemas posturais que provocam dores, nos incapacitando para o trabalho e outras atividades.
Sendo assim, no post de hoje, vamos apresentar 4 dicas para você escolher o melhor colchão. Acompanhe!
1. Escolha a densidade correta para garantir a durabilidade
É essencial que antes de comprar seu colchão você calcule a densidade, para que ele seja utilizado da melhor forma possível, mantendo a maciez e firmeza por mais tempo.
No caso de colchão de casal, uma das principais dicas é medir a densidade, usando as medidas do integrante mais alto e mais pesado. Assim, o produto ficará confortável para ambos.
-
Densidade 23: de 1 kg a 50 kg;
-
Densidade 28: de 50 kg a 75 kg;
-
Densidade 33: de 75 kg a 95 kg;
-
Densidade 45: de 95 kg a 115 kg.
2. Experimente o colchão ideal antes de comprar
Não deduza que um colchão é o melhor por ele ser firme. Experimente e passe, se preciso for, algum tempo na posição deitada, para ter a certeza de sua escolha. Não se constranja por isso.
Estudos já comprovaram que nem sempre o colchão mais firme é o ideal para sua coluna, principalmente para quem dorme de lado, posição que exige um colchão mais macio para que os ombros e quadris afundem e se alinhem.
Um bom colchão tem a característica de distribuir a pressão uniformemente por todo o corpo, deixando-o alinhado.
3. Aprenda qual é o momento certo de virar
Para manter as características do colchão de espuma por mais tempo, é muito importante que você mantenha uma rotina, virando-o mensalmente. Isso vai evitar que ele deforme mais rapidamente.
Ele pode ser virado de duas formas: a face de cima para baixo e a parte dos pés para a cabeceira. O vendedor poderá lhe dar boas dicas de conservação.
4. Conheça os tipos de colchão mais encontrados no mercado
Mola do tipo Bonnel
Esse tipo de colchão é constituído por molas de aço entrelaçadas e por cima levam uma fina camada de espuma. Existem, contudo, as mais modernas, que são fabricadas com aço-carbono e por isso, são mais silenciosas e resistentes.
Molas ensacadas
Os colchões produzidos com molas ensacadas são feitos com fios de aço. A vantagem é que o acionamento das molas é feito individualmente, mantendo a estabilidade da área onde não existe pressão.
Alguns modelos costumam ter uma espuma sobreposta ao colchão, denominada “pillow top”, que proporciona mais conforto ao usuário. Suporta o peso de até 150 quilos (solteiro) e dura em média 10 anos.
Espuma de poliuretano
É um colchão confeccionado com espuma, e o consumidor tem a opção de escolher a densidade e a altura, que deve variar de acordo com o biotipo de cada indivíduo. São colchões com uma durabilidade bem menor, duram cerca de 5 anos.
Viscoelástico
Esse material tem a vantagem de não deformar com o peso do corpo. Consiste em uma tecnologia desenvolvida na década de 1960 pela Nasa, com o objetivo de revestir os assentos dos foguetes e reduzir o impacto na decolagem. Uma característica desse tipo é que ele suporta qualquer peso e altura.
Látex
Colchão fabricado com material sintético, derivado da borracha. É considerado um dos mais macios, e o melhor: não esquenta. Dura cerca de 5 anos.
Ortopédico
Conta com um suporte mais duro, pois existe uma tábua de madeira entre as camadas de espuma. Alguns médicos não indicam pelo fato de poder prejudicar o conforto da coluna cervical.
Gostou das dicas para escolher o colchão ideal? Então, aproveite para conferir também 7 cuidados que toda dona de casa precisa ter com roupas de cama!