5-dicas-para-fazer-uma-otima-limpeza-de-tapetes.jpeg

5 dicas para fazer uma ótima limpeza de tapetes

Os tapetes estão entre as peças de decoração que conferem mais beleza e aconchego aos ambientes. Utilizados na sala de estar, de jantar e também no quarto, necessitam de cuidados especiais de limpeza e conservação para que permaneçam com aparência de novos por mais tempo.

Ao contrário do que muita gente pensa, é totalmente possível fazer a limpeza de tapetes em casa. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos as 5 melhores dicas. Confira!

1. Evite usar escova com cerdas duras

Ao iniciar a limpeza dos tapetes, um dos primeiros procedimentos que muita gente faz é passar uma vassoura ou escova de cerdas duras. Esse é um grande erro, pois dessa forma os fios podem ser desfazer e a trama do tapete ser prejudicada, resultando em aparência feia e desgastada.

Portanto, durante todo o processo de limpeza, prefira acessórios com cerdas macias.

2. Aspire o tapete antes da limpeza

Antes de começar a limpeza propriamente dita, aspire todo o tapete para remover restos de comida, pó ou qualquer outra coisa que possa causar sujeira. Isso ajudará que as manchas sejam removidas mais facilmente.

Fora isso, crie o hábito de aspirar pelo menos uma vez por semana o tapete. Além de evitar acúmulo de sujeira, a faxina não ficará tão pesada.

3. Use produtos alternativos para fazer limpeza de tapetes

Apesar de existir no mercado produtos exclusivos para limpar tapetes, não é obrigatório o uso deles. Com produtos simples, que todo mundo tem em casa, é possível fazer uma limpeza eficiente.

Entre os produtos indicados, podemos destacar o bicarbonato de sódio, que ajuda a limpar a superfície, acabar com os odores e também eliminar ácaros. Para isso, espalhe por todo o tapete um pouco de bicarbonato e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois é só passar o aspirador de pó.

4. Utilize vinagre para desodorizar o tapete

Umidade, poeira, falta de ventilação, derramamento de líquidos, entre outros fatores podem ocasionar cheiro ruim no tapete, que é bem desagradável, não é mesmo? Para resolver esse problema, há um produto bem simples que ajuda muito: o vinagre.

Esse produto atua como desinfetante natural e também mata os germes, que podem estar na trama do tapete. Outra vantagem é a neutralização da urina dos animaizinhos de estimação.

Para esse caso, retire o excesso de umidade de xixi com papel toalha. Depois, borrife vinagre puro no local, deixe secar e pronto!

5. Remova manchas com produtos simples

Remover manchas de tapetes é um dos momentos da limpeza que mais geram dúvidas. Afinal, qual é a melhor solução? Para cada tipo há um truque que ajuda a removê-las. Confira a seguir:

Manchas de líquidos em tapetes

Quem nunca deixou cair refrigerante, suco ou sorvete no tapete? Algo bem comum, principalmente quando se tem crianças em casa ou fazemos uma festinha. Mas não há motivos para se desesperar, pois um pano úmido e um pouco de sabão líquido — usado para lavar roupas — já faz verdadeiro milagre. Faça movimentos circulares no sentido da trama. Depois, passe um pano limpo e seco.

Manchas resistentes para limpar

Há manchas que são mais difíceis, porém podem sim ser removidas, como chocolate, vinho e chiclete. No caso dessas, o ideal é que a remoção seja o mais breve possível, para melhores resultados. Veja algumas indicações:

  • Vinho tinto: remova o excesso com papel toalha, depois cubra a mancha com sal e deixe absorver todo o vinho. Por fim, use o aspirador para finalizar.
  • Café e chocolate: limpe a superfície com água tônica e uma esponja. Faça movimentos delicados e, então, seque com um pano limpo.
  • Chiclete: coloque pedrinhas de gelo sobre o chiclete e deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois é só remover com o auxílio de faca ou espátula. Incrível, não?

E então? Gostou das dicas para fazer limpeza de tapetes? Aproveite para seguir nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Plus e Twitter) e acompanhar muitas outras informações!

Postagens relacionadas
Saiba_como_usar_a_criatividade_para_limpar_a_casa.jpg.jpeg
Saiba como usar a criatividade para limpar a casa
tendencias-em-roupa-de-cama-conheca-as-principais.jpeg
Tendências em roupa de cama: conheça as principais
como-escolher-roupa-de-cama-para-o-verao.jpeg
Como escolher roupa de cama para o verão?
evite-5-erros-na-organizacao-da-casa.jpeg
Evite 5 erros na organização da casa
quantos-fios-sao-necessarios-para-um-bom-lencol.jpeg
Quantos fios são necessários para um bom lençol?
4 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This