5 passos para manter a casa sempre organizada

5 passos para manter a casa sempre organizada

Deixar a casa organizada nada mais é do que adquirir o hábito de manter as coisas sempre em ordem. A organização começa na hora que a gente acorda, pela forma que nos preparamos para o dia, utilizamos a cozinha e assim por diante. Manter a casa organizada, embora muitas pessoas consideram ser uma tarefa impossível, pode se tornar realidade com algumas simples mudanças no cotidiano. Veja neste artigo como organizar a casa da forma mais simples e incorporando os hábitos fáceis em sua rotina! 

Primeira dica: pare de bagunçar

Para quem deseja uma casa limpa a toda hora, então a primeira coisa é não fazer bagunça. Roupas devem ser mantidas sempre dentro do armário, evitando ser espalhadas pelo resto da casa, em cima de sofás, poltronas e camas. Se você tem o costume de deixar roupas espalhadas para usar depois, coloque um cabineiro no seu quarto e se policie para não deixá-lo muito cheio. Na hora de cozinhar, utilize somente o necessário e saiba reaproveitar recipientes. Lave a louça conforme for utilizando e não a arrumação para depois. Mantenha as bancadas de banheiro e cozinha livres de acessórios, reservando um lugar para eles dentro do armário.

Organize os espaços

A bagunça começa quando não há lugar para guardar tudo o que temos em casa. Por isso, tenha atenção com a disposição dos seus armários e veja se há lugar para todo mundo dentro dele. As roupas, por exemplo, devem estar separadas por categorias como: blusas, shorts, jeans, casacos e aí por diante. Já na cozinha é bom separar os utensílios por função. Eletrodomésticos, panelas, artigos para cozinhar, artigos para prepara a comida, tudo deve ter um lugar específico. 

Jogue fora todos os excessos

Muito comum na hora de organizar a casa, é se deparar com um tanto de objetos, roupas e utensílios que não são mais utilizados. Para abrir espaço para novas coisas entrarem nos armários, a solução é jogar tudo aquilo que está velho, estragado ou sem uso. Você pode doar para instituições de caridade, vender pela internet ou entregar em um bazar. Sua casa ficará mais leve, agradável e mais organizada.

Planeje a faxina

Para manter a casa organizada é preciso se planejar. De nada adianta fazer uma super faxina se você só possui disponibilidade para fazer a limpeza da casa uma vez por mês. Uma solução para quem não tem tempo pode ser dividir a faxina de cada cômodo para cada dia da semana. Para quem quer somente fazer uma rápida arrumação, o recomendado é limpar a casa começando do pó dos móveis, para em seguida passar uma vassoura e um pano de chão. Na cozinha, é bom limpar o fogão a cada vez que ele for usado, pois evita a necessidade de uma faxina mais pesada.

Coloque as crianças na brincadeira

Muitas vezes os filhos são motivo maior da bagunça da casa. Pois os pequenos maiores de 3 anos adoram ajudar nas tarefas domésticas, assim como de brincar de guardar e esconder coisas. Chame os seus filhos na hora de organizar a casa, pois eles podem te ajudar. Separe lugares específicos para os brinquedos e faça com que eles saibam onde guardar. Utensílios domésticos em miniatura também podem ser adquiridos para tornar a brincadeira ainda mais gostosa! 

Manter a casa limpa e organizada só depende de você! Possui truques de arrumação em sua casa? Conte pra gente, deixando um comentário no final do post! 

Postagens relacionadas
cama-de-idoso-saiba-os-cuidados-especiais-que-voce-precisa-ter.jpeg
Cama de idoso: saiba os cuidados especiais que você precisa ter
saiba-como-aproveitar-melhor-o-espaco-em-cada-comodo-de-sua-casa.jpeg
Saiba como aproveitar melhor o espaço em cada cômodo de sua casa
6-dicas-para-se-livrar-dos-acaros.jpeg
6 dicas para se livrar dos ácaros!
como-escolher-roupa-de-cama-para-o-verao.jpeg
Como escolher roupa de cama para o verão?
descubra-aqui-como-tirar-manchas-de-tecidos-com-sucesso.jpeg
Descubra aqui como tirar manchas de tecidos com sucesso

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This