6-dicas-para-se-livrar-dos-acaros.jpeg

6 dicas para se livrar dos ácaros!

Quando alguém quer saber quem mora na sua casa, sua resposta, com certeza, inclui os membros da família e os bichos de estimação, se tiver, mas nunca os insetos e outros organismos invisíveis como os ácaros, certo? E o assunto do post de hoje é justamente sobre eles e sobre como mantê-los longe do seu lar! Confira!

O que são ácaros?

Os indesejáveis ácaros são parentes das temidas aranhas. Mas, diferentemente delas, são invisíveis aos nossos olhos, o que faz com que seja difícil lembrar que eles estão sempre por aí, em todo lugar onde houver abrigo e alimentação.

Os ácaros que estão presentes em nossas casas — onde encontram temperatura alta e umidade, ambas necessárias para sobreviver e procriar — alimentam-se de descamações da pele dos cabelos. Além de repulsivos, ainda podem causar doenças!

Doenças causadas por ácaros

Os ácaros causam vários tipos de alergias. A mais conhecida é a respiratória, mas também podem causar conjuntivite, blefarite (inflamação das pálpebras), dermatite, rosácea, escabiose (sarna), além de uma reação mais grave chamada anafilaxia (reação alérgica grave e súbita, que pode levar à morte).

Dicas para se livrar dos ácaros

1. Lavar bem as roupas de cama

Como abrigam muitos ácaros por conterem secreções e umidade do corpo, é importante lavar bem as roupas de cama (lençóis, fronhas, capas de colchão e de travesseiro, cobertores e edredons) semanalmente, de preferência em água quente.

Há máquinas de lavar que já possuem a função de água aquecida. No caso das que não possuem, basta aquecer a água a uma temperatura maior do que 54°C. Você também pode secar a roupa na secadora, em temperatura quente, para matar os ácaros que sobreviveram à lavagem. 

Ao comprar as roupas de cama infantis e para pessoas alérgicas, prefira as hipoalergênicas. 

2. Limpar o colchão, cortinas, tapetes e estofados

Você, com certeza, sabe que esses itens precisam ser limpos frequentemente. No interior de um colchão moram de 500 mil a 2 milhões de ácaros, daí a importância da higienização correta e com frequência.

Existem empresas que tratam colchões e estofados com produtos antiácaro e artigos de limpeza específicos para livrar os tecidos desses animais e retardar seu reaparecimento. Cortinastapetes e carpetes devem ser aspirados semanalmente (ácaros adoram pó!) com um aspirador com filtro que purifica o ar. 

3. Usar protetores antiácaro

Certas capas para colchão e travesseiro são próprias para repelir os ácaros, daí o nome “protetores antiácaros”. Cabe ressaltar que, mesmo sendo impermeáveis e antialérgicas, elas precisam ser lavadas semanalmente. 

Para crianças com alergia intensa, à poeira e ao ácaro, aposte em colchões e travesseiros que sejam feitos de material antimicrobiano e de espuma antiácaro, pois impedem que os bichinhos penetrem em suas fibras. 

4. Deixar colchões e travesseiros no sol e no freezer

O calor do sol forte (entre 12:00 e 15:00 horas) pode ajudar a matar os ácaros e seus ovos presentes nos travesseiros, colchões e tapetes. 

O ambiente extremamente frio também elimina os ácaros. Congele almofadas, bichos de pelúcia e travesseiros que não possam ser lavados — como os de pluma — por 48 horas, dentro de sacos plásticos. 

5. Investir em esterilizadores e desumidificadores de ar

Os esterilizadores de ar puxam os ácaros para seu interior, onde circuitos internos esquentam a uma temperatura de 300ºC, matando-os. 

Os desumidificadores deixam o ar mais seco. Com um índice de umidade 50% menor, os ácaros migram para lugares mais úmidos.

6. Manter a casa arejada e limpa 

Deixar a casa arejada mantendo portas e janelas abertas é fundamental, assim como deixá-la sempre limpa, já que a poeira pode conter ácaros. A limpeza vale para o chão, para os estofados e para móveis.

Caso você tenha animais de estimação, lembre-se de escová-los, pois os ácaros também se alimentam de seus restos de pele e se escondem entre seus pelos.

Agora que você já sabe mais sobre os ácaros, as doenças causadas por eles e como se livrar dos mesmos, saiba por que investir em tecidos hipoalergênicos!

Postagens relacionadas
afinal-amaciante-ajuda-a-conservar-a-roupa.jpeg
Afinal, amaciante ajuda a conservar a roupa?
quantos-fios-sao-necessarios-para-um-bom-lencol.jpeg
Quantos fios são necessários para um bom lençol?
descubra-quais-devem-ser-os-principais-cuidados-com-a-casa-no-inverno.jpeg
Descubra quais devem ser os principais cuidados com a casa no inverno
Young caucasian woman in the wardrobe selecting things for wear.
7 dicas infalíveis para organizar o guarda-roupa
5-dicas-para-fazer-uma-otima-limpeza-de-tapetes.jpeg
5 dicas para fazer uma ótima limpeza de tapetes

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This