Young caucasian woman in the wardrobe selecting things for wear.

7 dicas infalíveis para organizar o guarda-roupa

A cena é: você de pé em frente ao seu guarda-roupa pensando que não dá mais para adiar sua “missão organização”. Embora as coisas não estejam exatamente um caos, a lógica na distribuição das peças poderia estar bem melhor, facilitando a visualização e otimizando os espaços.

Então, você respira fundo, arregaça as mangas e decide que de hoje não passa. Se este é o seu caso, nós temos dicas imperdíveis que vão ajudar na tarefa de organizar o guarda-roupa. Vamos a elas!

Esvazie o espaço

Nada de preguiça! Comece retirando tudo do guarda-roupa e dispondo sobre a cama. Faça isso separando as peças em montes de camisetas, calças, vestidos, saias e assim por diante.

Avalie se precisa mesmo de tudo o que tem

Este é o momento para fazer uma triagem e praticar o desapego. Precisa mesmo manter aquela peça que você nem se lembra de qual foi a última vez que usou? Vamos lá: desapegue e passe para frente. Assim, a energia circula e você se sentirá muito mais leve.

Lembre-se: cada guarda-roupa é de um jeito

Antes de começar, olhe para o guarda-roupa vazio e visualize os espaços, imaginando o que fica melhor e onde. Imagine também a criação de espaços extras, como prateleiras e gavetas, além da incorporação de novas divisórias, caixas e organizadores.

Separe tudo por estações

Os critérios de separação das peças começam pelas estações. Roupas de inverno, que são menos usadas, não precisam ficar à mão. Você pode guardá-las em sacos de TNT branco, que evitam mofo e manchas, ou em sacos plásticos selados a vácuo. Vale utilizar um aspirador para retirar o ar e ganhar mais espaço. Nesses casos, uma dica valiosa é dispor as peças nos nichos da parte de cima do armário.

Não se esqueça das gavetas e prateleiras

Lingeries, biquínis, meias e outras peças pequenas ficam ótimas em gavetas. Invista em divisórias que deixam o espaço mais bonito e organizado e facilitam a separação por cores. Você pode comprá-las ou fazê-las com papel cartão.

Roupas de ginástica também podem ir para as gavetas. Uma boa ideia é colocar divisórias dispostas verticalmente e separar bermudas, tops e camisetas. Essas últimas, aliás, podem ser enroladas, já que não amassam. Outras peças que ficam bem em gavetas são casaquinhos leves, pijamas e camisolas.

E o que fazer com o que se usa sempre? Camisetas do dia-a-dia podem ser separadas utilizando critérios como cores, presença ou não de manga, tecidos lisos e estampados. Todas elas podem ser dispostas nas prateleiras. Que tal, ainda, investir em um dobrador de roupas? É baratinho e compensará ver tudo distribuído com uniformidade.

Outras peças que podem ir para as prateleiras são os tricôs, peças de tecido mais pesados, leggings e moletons. Se não houver cabideiro especial para calças ou espaço suficiente em cabides, os jeans podem ficar enrolados ou dobrados por ali.

Assim, você deixa os cabides para calças de tecido ou alfaiataria, casacos, blazers, jaquetas e vestidos longos.

Separe seus acessórios

O ideal é guardá-los à parte em caixas de tamanhos variados, separando anéis, brincos e pulseiras. Além de úteis, elas ficam estilosas em cima do criado ou de uma cômoda.

Já os colares podem ir para cabideiros especiais na parede. Fica bonito, diferente e facilita a nossa vida. Se preferir colocá-los no guarda-roupa, a regra das caixas continua e os colares também podem ser dispostos em cabides na parte interna das portas.

Pense com carinho nos seus sapatos

Esses itens que tanto amamos podem ser guardados fora do guarda-roupa em armários multiuso ou em sapateiras específicas. Há também formas alternativas para colocá-los, como em tubos de PVC envoltos em elástico, mantendo-os unidos.

Caso queira deixá-los mesmo no guarda-roupa, procure separar uma porta só para eles. Vale instalar prateleiras, colocar divisórias ou mesmo optar pelos organizadores. Mas lembre-se: é importante limpar a sola e arejar todos os pares antes de guardar.

Agora, sim, você já pode voltar para o seu quarto e organizar o guarda-roupa. Gostou do nosso post? Que outras dicas daria para os leitores? Deixe seu comentário!

 
Postagens relacionadas
por-que-escolher-microfibra-descubra-seus-beneficios.jpeg
Por que escolher microfibra? Descubra seus benefícios
veja-como-organizar-o-quarto-e-mais-facil-que-voce-imagina.jpeg
Veja como organizar o quarto é mais fácil que você imagina
veja-4-cuidados-com-o-colchao-que-voce-deve-ter.jpeg
Veja 4 cuidados com o colchão que você deve ter
quando-e-a-melhor-hora-para-trocar-a-roupa-de-cama.jpeg
Quando é a melhor hora para trocar a roupa de cama?
6-erros-comuns-que-voce-pode-estar-cometendo-ao-limpar-a-casa.jpeg
6 erros comuns que você pode estar cometendo ao limpar a casa
3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This