9-dicas-para-limpar-a-casa-sem-produtos-quimicos.jpeg

9 dicas para limpar a casa sem produtos químicos

A exposição excessiva aos produtos de limpeza que compramos nos supermercados pode ser prejudicial à nossa saúde, pois eles apresentam componentes petroquímicos e sintéticos que, ao serem inalados ou ao entrarem em contato com a pele, podem causar intoxicação ou reações alérgicas, de modo que o ideal é manuseá-los com máscaras e luvas. Além de nocivos, geram um impacto ambiental muito grande.

Você sabia que é possível limpar sua casa com opções caseiras e naturais? Confira as dicas que trouxemos para você realizar uma limpeza sem produtos químicos!

1. Azulejo do banheiro

Para fazer a limpeza sem produtos químicos, misture 1/4 de xícara de água oxigenada, 1/2 xícara de bicarbonato e 1 colher de sabão líquido. Aplique a mistura no rejunte e nos azulejos, esfregue e lave o local com água. Em caso de sujeiras difíceis de serem removidas, deixe essa mistura agir por 10 minutos, esfregue e logo após enxágue o local. Repita o procedimento, se necessário, 

2. Colchão

Misture 3 colheres de bicarbonato com 235 ml de água oxigenada a 3% em um borrifador. Quando o bicarbonato se dissolver, adicione uma gota de sabão líquido. Agite a mistura e borrife sobre a mancha que deseja retirar, deixe agir por 5 a 10 minutos. Após o procedimento retire o excesso que ficou sobre o colchão.

3. Louça

Faça uma mistura de 1/3 de bicarbonato e 1/3 de mostarda em pó e use como detergente para lavar a louça.

4. Vaso sanitário

Para lavar e desinfetar vasos sanitários pode-se usar o vinagre puro.

5. Sofá

Para tirar as manchas do sofá de microfibra, aplique álcool isopropílico e esfregue com a ajuda de uma escova, sempre na direção dos fios do tecido. Para retirar o odor desagradável use uma pequena quantidade de bicarbonato.

6. Geladeira

Para desinfetá-la e remover os restos de alimentos que ficam grudados use 1/2 copo de água e 2 colheres de bicarbonato. Para limpar todos os compartimentos e paredes internas da geladeira, deixe agir por dez minutos e passe um pano úmido macio em seguida.

Para prevenir maus cheiros na geladeira, coloque dentro dela rodelas de limão ou grãos de café.

7. Piso e bancada

Em um recipiente limpo, misture 1/2 xícara de vinagre branco, 1/2 xícara de água, 2 colheres de bicarbonato de sódio e 1 colher de óleo essencial de pinho. Passe a mistura sobre os locais onde deseja limpar esfregando com pano, esponja ou escova. Essa mistura é antibacteriana e ajuda a branquear.

8. Janela

Ás vezes usar água para lavar o vidro e enxugar com jornal já resolve. Mas se o vidro estiver manchado demais, uma boa opção é usar 1 colher de bicarbonato de sódio e 1/2 copo de água. Espalhe a mistura sobre o vidro e esfregue com pano ou jornal.

9. Roupa suja

Coloque um pouco de vinagre de maçã na máquina, no último ciclo de lavagem, após o enxágue do sabão, para retirar os resíduos de detergente, os odores e evitar a estática das roupas.

Nossas dicas de limpeza sem produtos químicos foram úteis para você? Já testou alguma delas? Siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e fique por dentro de outras dicas como essas!

Postagens relacionadas
quantos-fios-sao-necessarios-para-um-bom-lencol.jpeg
Quantos fios são necessários para um bom lençol?
por-que-escolher-microfibra-descubra-seus-beneficios.jpeg
Por que escolher microfibra? Descubra seus benefícios
saiba-organizar-a-roupa-de-cama-de-forma-correta.jpeg
Saiba organizar a roupa de cama de forma correta
higienizar-colchao-aprenda-como-fazer.jpeg
Higienizar colchão: aprenda como fazer!
veja-4-cuidados-com-o-colchao-que-voce-deve-ter.jpeg
Veja 4 cuidados com o colchão que você deve ter
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This