Afinal, amaciante ajuda a conservar a roupa?
Todo mundo gosta daquele cheirinho agradável que vem da roupa de cama, quando se deita ou mesmo de uma peça de roupa, ao vesti-la. A maioria das pessoas pensa que esse cheiro vem apenas do amaciante usado na lavagem das peças, mas também é possível manter as roupas perfumadas borrifando uma fragrância de sua preferência, quando for passá-las. Contudo, muito se fala, por exemplo, que o amaciante ajuda a conservar a roupa. Será mesmo?
Confira a seguir algumas informações sobre o amaciante que vão ser extremamente úteis no seu dia a dia!
Amaciante ajuda a conservar a roupa?
Como o próprio nome diz, o amaciante serve para amaciar as peças, além de perfumá-las. Sua principal função na lavagem das roupas é realinhar as fibras dos tecidos, afinal ela ficam um pouco “bagunçadas”. Além disso, ele diminui a estática do tecido, ajuda na hora de passar e proporciona uma secagem mais rápida.
Apesar de todos os benefícios, o amaciante não é o produto mais indicado para conservar a roupa. Com o uso frequente em determinadas peças, ele pode contribuir para que a durabilidade do tecido seja menor. Em alguns casos, pular a etapa do amaciante pode ser uma ótima opção para conservar as roupas.
Em quais peças e tecidos o amaciante deve ser evitado?
Apesar de o amaciante ser usado na maior parte dos tecidos, existem alguns nos quais o produto deve ser evitado. Por reduzir a capacidade de absorção dos mesmos, o amaciante deve ser evitado na lavagem de peças como toalhas de banho, afinal absorver é uma de suas principais funções.
Tecidos em microfibra também devem ficar longe de amaciantes. Como são constituídos de finas fibras artificiais, o uso do produto pode “entupir” essas fibras. O amaciante também pode danificar as fibras do jeans, alterando o caimento das peças, pois faz com que o mesmo ceda e fique mais maleável.
Além desses, deve-se evitar o uso de amaciantes em tecidos anti-inflamáveis (usados em uniformes e pijamas), pois seus resíduos criam uma camada de fibras nesse tipo de tecido e com isso diminui a resistência à chama.
Como substituir o amaciante?
Apesar de muitas pessoas acharem que o amaciante ajuda a conservar a roupa, existem outros produtos que podem fazer esse trabalho. O vinagre, por exemplo, é uma alternativa muito válida, afinal ele também deixa as roupas macias e ajuda a manter as cores.
Outra opção é o bicarbonato de sódio, que tem as mesmas funções do vinagre e também é uma solução mais ecológica. Mas, se você quer que as roupas fiquem perfumadas, aposte em saquinhos de essência ou borrifadores.
Como é a lavagem ideal?
O amaciante, o vinagre ou o bicarbonato servem para arrematar a lavagem. Entretanto, existem outros processos que devem ser feitos corretamente. As máquinas atuais já têm compartimentos específicos para sabão em pó ou líquido, alvejante e amaciante. Também possuem níveis de água e programas de lavagem específicos para cada quantidade e tipo de roupa.
Para uma lavagem ideal, é necessário seguir corretamente os passos abaixo:
- Verifique o rótulo dos produtos e use a quantidade indicada pelo fabricante.
- Respeite os níveis, as categorias e o tempo de lavagem.
- Escolha bem os produtos e as marcas para não danificar suas roupas.
Lembre-se de que jogar o amaciante sobre as peças, sem diluir em água, pode manchá-las.
Agora, voltando à pergunta: amaciante ajuda a conservar a roupa? Bem, o amaciante possui muitos benefícios, como mencionamos, entretanto, ele não é o produto mais indicado para a aumentar a durabilidade das peças. Para isso, siga as dicas que listamos aqui e suas roupas vão se manter novas e cheirosas por muito tempo.
Gostou do nosso post? Ele foi útil para você acabar com suas dúvidas sobre se o amaciante ajuda a conservar a roupa? Então nos siga no Facebook e no Instagram e fique por dentro de outros assuntos como este!