cama-de-idoso-saiba-os-cuidados-especiais-que-voce-precisa-ter.jpeg

Cama de idoso: saiba os cuidados especiais que você precisa ter

Quando a terceira idade chega, o corpo passa por algumas transformações. Para atender as novas necessidades, é preciso fazer diversas adaptações na casa, principalmente na cama do idoso, local onde eles passam uma grande parte do dia.

Por isso, selecionamos alguns cuidados especiais com a cama de idoso que são extremamente importantes para garantir conforto e bem estar para aqueles que não têm mais a mesma flexibilidade, destreza e rapidez ao realizar as atividades simples do dia a dia. Confira!

Escolha uma cama de idoso adequada

Não é qualquer cama que atende as necessidades das pessoas da terceira idade. Escolha camas baixas, com altura entre 45 e 65 cm, para que elas consigam se sentar com os pés encostados no chão e tenham mais força para se apoiar, sentar e levantar.

Opte por cabeceira alta e almofadada, já que elas acabam servindo de encosto para os idosos na hora de assistir televisão, ler um livro ou fazer refeições no quarto. Outra dica importante é reforçar o estrado do móvel, pois alguns idosos soltam o corpo sobre a cama na hora de sentar ou deitar.

Parar idosos acamados, que sentem muita dificuldade em se movimentar, o ideal é a cama hospitalar, que é articulada e permite melhor mobilidade.

Invista em um bom colchão

Como os idosos tendem a passar muito tempo na cama, é preciso comprar um colchão muito confortável e que evite o surgimento de escaras, conhecidas também como úlceras de decúbito, caracterizadas por feridas ou lesões na pele.

Os colchões mais indicados são os ortopédicos, que acomodam melhor a coluna. Além disso, é recomendado o uso de protetores ou apoios anti-escara, popularmente conhecidos como colchão casca de ovo, que podem ser de espuma ou infláveis.

Considere o uso de acessórios

Alguns acessórios, como barra lateral para apoio e grade para evitar quedas, ajudam a garantir a segurança dos idosos. Além disso, adquirir uma mesa portátil é muito útil para facilitar as refeições na cama.

Dê atenção extra a roupa de cama

É preciso lavar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Em dias quentes ou se o idoso estiver doente, é necessário aumentar a frequência da troca. Não se esqueça também de prender bem os lençóis a cama, para evitar escorregões.

Para higienizar a roupa de cama, basta colocar na máquina de lavar roupa com sabão em pó e amaciante, deixar secar ao sol e passar. Dessa forma, você garantirá a eliminação de células mortas, ácaros, fungos e bactérias que podem causar alergias e doenças.

Cobertores e edredons devem ser lavados no começo do inverno e quando a estação chegar ao fim, antes de voltar a colocá-los no guarda-roupa. Durante o período de uso, é indicado pendurá-los ao sol e em uma área arejada uma vez por semana.

Higienize o colchão molhado da maneira correta

Alguns idosos enfrentam problemas de incontinência urinária e acabam molhando a cama com certa frequência. Uma sugestão para solucionar o problema é revestir o colchão com protetores impermeáveis.

Caso isso não seja possível, a solução é trocar a roupa de cama e secar bem o colchão para evitar o surgimento de fungos e bactérias.

Para isso, use um papel toalha ou pano para retirar o excesso de urina. Evite pressionar o artefato contra o colchão, já que isso fará com que ele absorva ainda mais o líquido. Em seguida, espalhe bicarbonato de sódio na área e deixe agir por 30 minutos. Para garantir que ele seque por completo, deixe-o exposto ao sol ou use um ventilador ou secador de cabelo para acelerar o processo.

Agora que você conhece os principais cuidados necessários com a cama de idoso, ficou mais fácil providenciar as adaptações para melhor atender aqueles que enfrentam as debilidades causadas pela terceira idade.

Gostou das nossas dicas sobre os cuidados com a cama de idoso? Então não se esqueça de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais!

Postagens relacionadas
voce-sabe-qual-a-diferenca-entre-cobre-leito-colcha-e-edredom.jpeg
Você sabe qual a diferença entre cobre leito, colcha e edredom?
descubra-quais-devem-ser-os-principais-cuidados-com-a-casa-no-inverno.jpeg
Descubra quais devem ser os principais cuidados com a casa no inverno
4-dicas-para-montar-uma-mesa-bonita-no-cafe-da-manha.jpeg
4 dicas para montar uma mesa bonita no café da manhã
higienizar-colchao-aprenda-como-fazer.jpeg
Higienizar colchão: aprenda como fazer!
como-escolher-roupa-de-cama-para-o-verao.jpeg
Como escolher roupa de cama para o verão?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This