como-escolher-um-bom-lencol-para-sua-cama.jpeg

Como escolher um bom lençol para sua cama?

Muitas vezes, a maioria de nós nem percebe a importância de uma cama bem-feita, com itens de qualidade, para uma boa e tranquila noite de sono. De fato, um bom colchão, travesseiros confortáveis e um bom lençol podem realmente fazer a diferença.

É essencial, no entanto, que saibamos escolher esses itens. Hoje, neste post, vamos dar algumas dicas de como escolher o lençol ideal. Você aprenderá o significado de alguns detalhes tão falados — como a trama e o número de fios de um lençol.

Então continue sua leitura e confira algumas boas sugestões para não errar na sua escolha!

Tipos de lençol

Os tipos de lençol se diferenciam muito de acordo com a qualidade do tecido com o qual são confeccionados. Muitos deles são feitos de algodão, mas podem sofrer muitas variações, sendo mesclados com outros tipos de fibras (na maior parte das vezes, pelas sintéticas). Confira alguns tipos!

Lençol 100% algodão

Vamos começar falando no lençol 100% algodão, que se caracteriza pela maciez. Seu custo-benefício é considerável e ainda conta com a vantagem de ser antialérgico. Existem dois tipos: o comum e o egípcio.

O chamado algodão egípcio (100% algodão) é considerado um dos mais nobres, possui qualidade superior aos demais e maior durabilidade. Suas fibras são macias, longas e bastante resistentes, tornando esse tipo um ótimo investimento.

Para se ter uma ideia, a fibra do algodão egípcio mede em torno de 3,4 cm, podendo chegar a 5 cm. Já, o comum mede cerca de 1,2 cm. Diferença grande, não é mesmo?

Lençol de microfibra

Esse tipo de lençol é confeccionado com fibras sintéticas de poliéster ou mesmo nylon. Oferecem uma boa proteção e sua secagem é bem rápida. No entanto, diferencia-se do tipo 100% algodão por possuir uma durabilidade moderada e um toque menos macio.

Lençol de malha

É confeccionado com algodão puro. Possui as características de não amassar, ser antialérgico e por isso ideal para ser usado em berços. Uma de suas características é ser envolto em elástico, o que facilita na hora de colocá-lo — ajustando-se perfeitamente ao colchão. Pode ser utilizado tanto no inverno como no verão.

Lençol de cetim

Esse tipo de lençol apresenta uma qualidade superior aos demais. Alguns consideram um prazer dormir com esse tipo de lençol na cama. De estilo clássico, ele está geralmente associado à decoração e ao requinte de uma cama bem-arrumada.

Caracteriza-se por ser feito de um material antiestático e assim deslizar com facilidade pela cama. O brilho desse material tem a ver com a força da torção do fio: quanto mais forte for, mais brilhante ele será.

Número de fios

Muitos não sabem o que significa o número de fios de um jogo de lençol. No entanto, é bem importante se atentar a esse aspecto, visto que ele vai definir um pouco da maciez, conforto e qualidade das peças da roupa de cama.

O número de fios de um lençol é indicado pela soma dos fios no sentido vertical (urdume) e horizontal (trama), num espaço de tecido que equivale a uma polegada quadrada, o que corresponde a 2,54 cm x 2,54 cm.

Os números podem sofrer uma variação entre 150 a 1000 fios ou mais. Quanto maior o número de fios, melhor será a qualidade.

Contudo, é possível encontrar no comércio produtos de boa qualidade, apresentando 200 fios — tendo em vista que outros fatores podem contribuir para a qualidade da peça, como o tratamento e o acabamento dado ao tecido. O mínimo de fios aconselhável para que a peça ofereça conforto e não se rasgue com facilidade são 200 fios por polegada.

Tamanho

É muito importante ao comprar um jogo de lençol que o consumidor esteja atento às dimensões, uma vez que existem variações de tamanho tanto em jogos de lençol de casal quanto nos de solteiro.

Por exemplo, temos o jogo de casal queen, que possui o tamanho de 198 x 158 cm. Já para camas king size, os lençóis devem medir 193 x 203 cm.

E você, o que achou deste post sobre como escolher um bom lençol? Tirou suas dúvidas? Aproveite que já está aqui e assine nossa newsletter. Assim, você receberá em sua caixa de entrada mais assuntos interessantes como este! E não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram!

Postagens relacionadas
como-comprar-toalhas-de-banho-de-qualidade.jpeg
Como comprar toalhas de banho de qualidade?
young beautiful woman lays on a grass in park with a diary in hands
Enxoval de noiva: 5 dicas para montar o seu
comprar-roupa-de-cama-online-o-que-preciso-saber.jpeg
Comprar roupa de cama online: o que preciso saber?
5-dicas-para-nao-errar-na-escolha-da-roupa-de-cama-infantil.jpeg
5 dicas para não errar na escolha da roupa de cama infantil
qual-a-relacao-do-seu-travesseiro-com-dores-na-coluna.jpeg
Qual a relação do seu travesseiro com dores na coluna?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This