confira-5-dicas-imperdiveis-para-decorar-salas-pequenas-com-sucesso.jpeg

Confira 5 dicas imperdíveis para decorar salas pequenas com sucesso

Decorar salas pequenas nem sempre é uma tarefa fácil devido à necessidade de otimizar o espaço e deixá-lo aconchegante para toda a família. Contudo, planejar o décor desse cômodo pode se tornar uma tarefa mais descomplicada com o auxílio de sugestões práticas e fáceis de inserir no seu dia a dia.

Por essa razão, reunimos 5 dicas que o ajudarão nessa tarefa e, de quebra, permitirão que você dê seu toque especial em cada canto do ambiente. Confira!

1. Utilize espelhos para decorar salas pequenas

Os espelhos podem (e devem) ser seus aliados na hora de decorar salas pequenas. Afinal, quando você os instala em pontos específicos, como acima do sofá ou do aparador, eles ajudam a ampliar o cômodo, dando mais profundidade ao espaço e destacando os itens, como quadros e obras de arte.

Uma dica extra é posicioná-los sempre de encontro à luz, pois, assim, você ainda tira outra grande vantagem dos espelhos: a maximização da luminosidade. Isso acontece porque os fachos luminosos que eles recebem são refletidos e mais bem distribuídos no recinto, deixando-o mais claro e visualmente agradável durante o dia.

2. Invista em uma paleta de cores claras

Ambientes pequenos pedem cores claras, acredite! Isso porque tons pastéis, cinza claro e especialmente o branco proporcionam uma sensação de amplitude no local. Além disso, essas tonalidades refletem melhor a luz, seja ela natural ou artificial, o que ajuda a deixar o espaço mais iluminado.

Outro aspecto importante de uma paleta de cores claras é que ela deixa os cômodos mais aconchegantes e leves, o que facilita as tarefas domésticas do dia a dia. Porém, isso não significa que você deva abdicar de tons mais chamativos ou escuros. Pelo contrário! Deixe-os apenas para os objetos decorativos, como almofadas, quadros ou luminárias.

3. Prefira móveis baixos e com pouca profundidade

Um dos grandes erros que as pessoas cometem é investir em um mobiliário numeroso e principalmente grande para salas pequenas. Como resultado, o espaço — que não é um dos maiores — se torna ainda menor e cria uma sensação de “abafamento”.

Para evitar isso, dê preferência a uma mobília compacta, funcional e que seja baixa e pouco profunda. Assim, você tornará a área mais ampla visualmente e mais “enxuta”, e colocará fim à sensação de bagunça e desordem que os excessos costumam trazer.

Um exemplo clássico é substituir a estante da TV por um rack com painel, que é simples, prático e ocupa menos espaço.

4. Aposte nos espaços verticais com o uso de prateleiras

Outra dica bastante útil ao decorar salas pequenas é apostar no uso de prateleiras para obter um melhor aproveitamento dos espaços verticais, ou seja, das paredes. Dessa forma, você pode diminuir ainda mais a presença de móveis no ambiente, o que implica automaticamente em uma área maior de circulação e no aumento da ventilação local.

Porém, não é só isso. O uso de prateleiras ajuda a equilibrar a decoração, evitando o acúmulo de itens e objetos decorativos — que causam a impressão de casa desorganizada — e facilitando também a higienização do recinto.

5. Prefira sofás de modelo único

Por fim, evite usar conjunto de sofás. Isso porque o ideal ao decorar salas pequenas é adotar um modelo único, seja ele retrátil ou de canto, que evite o desperdício de espaço e, ainda assim, mantenha o conforto e a qualidade.

Caso queira uma peça mais funcional e otimizada para momentos em que estiver com visitas — como amigos ou familiares — que pernoitarão em seu lar, você pode apostar em uma versão sofá-cama.

Gostou das nossas dicas para decorar salas pequenas? Então não deixe de colocá-las em prática e transformar o seu lar com bom gosto e charme! Aproveite para entrar em contato com a gente e conferir nossas soluções para cama, mesa, banho e decoração para a sua casa!

Postagens relacionadas
6-dicas-para-se-livrar-dos-acaros.jpeg
6 dicas para se livrar dos ácaros!
qual-a-melhor-forma-de-lavar-travesseiros.jpeg
Qual a melhor forma de lavar travesseiros?
por-que-escolher-microfibra-descubra-seus-beneficios.jpeg
Por que escolher microfibra? Descubra seus benefícios
9-dicas-para-limpar-a-casa-sem-produtos-quimicos.jpeg
9 dicas para limpar a casa sem produtos químicos
descubra-quais-devem-ser-os-principais-cuidados-com-a-casa-no-inverno.jpeg
Descubra quais devem ser os principais cuidados com a casa no inverno

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This