higienizar-colchao-aprenda-como-fazer.jpeg

Higienizar colchão: aprenda como fazer!

Para ter uma boa noite de sono, uma pessoa precisa contar com alguns fatores, entre eles: um ambiente tranquilo, um bom travesseiro e um colchão de qualidade. Falando deste último aspecto, é importante ressaltar que não basta adquirir a melhor peça da loja. É preciso cuidar dela, assim como você faz com as suas roupas de cama. Um dos cuidados mais importantes é higienizar o colchão.

Mas você sabe como realizar essa tarefa da maneira correta? Ainda não? Então, continue a leitura e descubra os segredos para fazer uma higienização completa e de qualidade no seu colchão!

Aspire todo o pó antes de higienizar o colchão

A primeira coisa que você deve levar em consideração, após retirar o lençol da cama, é passar um aspirador de pó por toda a extensão do colchão. O papel dele é retirar toda a poeira que fica acumulada, até mesmo nas regiões mais difíceis.

Para uma limpeza completa, aspire ambos os lados e também as laterais. Dê atenção especial às bordas, pois elas costumam acumular pó e outros tipos de sujeiras que o pano não consegue limpar.

Faça uma limpeza profunda

O aspirador de pó não é capaz de limpar todas as impurezas do colchão. Por isso, é importante usar alguns produtos de limpeza, que podem ser encontrados no mercado ou feitos por você, na sua casa.

Para retirar odores como de cigarro e urina, algumas receitas caseiras são capazes de resolver o problema. No primeiro caso, é só utilizar água fria e detergente, aplicando a mistura em toda a sua extensão, até que ela seja absorvida.

Já no segundo caso, é importante fazer a absorção com um pano limpo e depois aplicar bicarbonato de sódio na região. Deixe assim por um noite e depois aspire o produto.

Retire as manchas

Não importa onde apareçam, as manchas são sempre um problema que deve ser resolvido rapidamente, pois podem estragar definitivamente uma peça.

Se isso acontecer no seu colchão, você deve fazer a limpeza imediatamente. Como existem diversos tipos de manchas, confira a seguir os produtos que devem ser usados para limpá-las:

  • Mancha de sangue: bicarbonato de sódio em solução com água ou água oxigenada 10 volumes.

  • Mancha de vinho: álcool e água em um pano.

  • Manchas desconhecidas: água com vinagre ou bicarbonato.

Use um protetor impermeável

O protetor impermeável protege seu colchão de líquidos, sujeiras, acúmulo de microrganismos e manchas amareladas. Por isso, se você quer ter um trabalho menor no momento de higienização, é fundamental utilizá-lo.

Não precisa se preocupar com o tamanho da sua cama, pois no mercado existem modelos para todos os tipos. Vale ressaltar que essa dica se torna ainda mais importante em uma casa que tenha crianças pequenas.

Descubra algumas dicas práticas para manter o seu colchão sempre limpo

Depois da higienização feita, é preciso manter o colchão, se não de nada adiantará todo o trabalho que você teve. Para isso, siga as nossas dicas:

  • Mantenha uma periodicidade de limpeza. O ideal é que o colchão seja aspirado toda semana e a capa que o cobre, lavada a cada 15 dias.

  • Vire o colchão a cada 15 dias para que ele não fique deformado.

  • Coloque o colchão no sol, pois isso ajuda a evitar impurezas e retirar a umidade.

  • Não use muita água no momento da limpeza! Ela pode ficar acumulada e criar fungos.

Vale lembrar que, caso não consiga realizar uma limpeza satisfatória, o recomendado é contratar uma empresa especializada. Mesmo com uma higienização constante e de qualidade, pelo menos uma vez ao ano o seu colchão deve passar por um procedimento profissional. Se você tiver algum caso de infiltração ou mofo em casa, o serviço é imprescindível.

O colchão é uma peça que precisa de um cuidado constante, por isso, nada de deixar a limpeza para depois. Se ele já estiver muito sujo e a espuma bastante deformada, talvez seja hora de adquirir um novo.

Esperamos que as nossas dicas sobre como higienizar o colchão tenham ajudado você. Para manter a sua cama ainda mais confortável e limpa, não deixe de ler o nosso artigo: Quando é a melhor hora para trocar a roupa de cama? Até a próxima!

Postagens relacionadas
como-escolher-roupa-de-cama-para-o-verao.jpeg
Como escolher roupa de cama para o verão?
6-erros-comuns-que-voce-pode-estar-cometendo-ao-limpar-a-casa.jpeg
6 erros comuns que você pode estar cometendo ao limpar a casa
10 dicas que toda dona de casa deve saber
10 dicas que toda dona de casa deve saber
por-que-investir-em-tecidos-hipoalergenicos.jpeg
Por que investir em tecidos hipoalergênicos?
descubra-aqui-como-tirar-manchas-de-tecidos-com-sucesso.jpeg
Descubra aqui como tirar manchas de tecidos com sucesso

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This