passo-a-passo-aprenda-como-limpar-cortinas.jpeg

Passo a passo: aprenda como limpar cortinas

Manter pisos, azulejos, móveis e cômodos sempre limpos é tarefa fácil. Quando o assunto é cortina, porém, surgem diversas dúvidas. E não é para menos: o item necessita de certos cuidados especiais para que sua aparência esteja sempre bonita.

Se você ainda não sabe como limpar cortinas corretamente, entenda que o procedimento é fácil e rápido. Basta tomar algumas precauções antes de iniciar a limpeza, como observar atentamente o material da peça a fim de definir o tipo de lavagem que será realizada.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você manter as suas cortinas sempre limpas e bonitas! Vamos ver?

Observe o tipo de material da sua cortina

O primeiro passo a ser tomado é observar o tipo de material da sua cortina. Geralmente, na própria etiqueta da peça contém a composição e as formas de limpeza que podem ser feitas.

Apesar de parecer uma dica simples, muita gente ignora esta etapa. Observar se é proibido ou liberado colocar a cortina na máquina de lavar, por exemplo, pode evitar danos permanentes no tecido.

Utilize os produtos corretamente 

Esta dica está completamente ligada à anterior. Conhecendo o material da sua peça, você deverá buscar por produtos corretos no momento da higienização. 

De forma geral, o ideal é utilizar água e sabão neutro. No entanto, alguns materiais merecem atenção especial. Cortinas de veludo, por exemplo, devem ser limpas com panos umedecidos em água morna. Já as persianas pedem um pano úmido e sabão neutro diluído em água. 

Lave de 15 em 15 dias

Antes de estabelecer a periodicidade da lavagem, é importante saber onde está localizada a cortina. Peças que ficam expostas à muita poeira ou gordura, por exemplo, devem ser higienizadas com maior regularidade.

Mas, de maneira geral, o ideal é lavar completamente as cortinas de 15 em 15 dias. Além disso, é indicado passar aspirador de pó ao menos uma vez por semana para garantir uma peça livre de poeiras.

Considere a utilização de um vaporizador 

Realizar a limpeza à vapor é uma ótima dica para limpar cortinas que possuem tecidos muito pesados. Para isso, basta aplicar o vaporizador da parte superior à inferior da peça.

No entanto, tenha cuidado: leia atentamente as instruções do aparelho e lembre-se que o vapor pode queimar o tecido. Utilize este recurso com cuidado para não correr o risco de danificar a sua peça. 

Fique atento à secagem

Nada de colocar a sua cortina em secadoras: elas podem danificar o tecido e ainda estragar toda a beleza da peça. A secagem deve ser feita de forma tradicional, ou seja, naturalmente à sombra. 

Você também pode colocá-la ainda úmida nos trilhos para que termine de secar. Apenas tome o cuidado de higienizar todo o entorno da janela para não correr o risco de sujar o que você acabou de limpar. 

Se você gostou do nosso artigo sobre como limpar cortinas corretamente, siga nossas redes sociais — Facebook, Instagram, TwitterGoogle Plus — e receba outras dicas para deixar a sua casa sempre linda!

Postagens relacionadas
3-dicas-de-decoracao-para-deixar-qualquer-quarto-impecavel.jpeg
3 dicas de decoração para deixar qualquer quarto impecável
quer-decorar-o-quarto-sem-gastar-muito-revelamos-5-segredos.jpeg
Quer decorar o quarto sem gastar muito? Revelamos 5 segredos!
saiba-os-cuidados-na-hora-de-escolher-cortinas-para-sua-casa.jpeg
Saiba os cuidados na hora de escolher cortinas para sua casa
tipos-de-quarto--saiba-escolher-um-estilo-que-e-a-sua-cara!9146
Tipos de quarto: saiba escolher um estilo que é a sua cara!
decoracao-do-home-office--otimize-o-seu-escritorio-[urgente]10295
Decoração do home office: otimize o seu escritório

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This