Passo a passo: aprenda como limpar cortinas
Manter pisos, azulejos, móveis e cômodos sempre limpos é tarefa fácil. Quando o assunto é cortina, porém, surgem diversas dúvidas. E não é para menos: o item necessita de certos cuidados especiais para que sua aparência esteja sempre bonita.
Se você ainda não sabe como limpar cortinas corretamente, entenda que o procedimento é fácil e rápido. Basta tomar algumas precauções antes de iniciar a limpeza, como observar atentamente o material da peça a fim de definir o tipo de lavagem que será realizada.
Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você manter as suas cortinas sempre limpas e bonitas! Vamos ver?
Observe o tipo de material da sua cortina
O primeiro passo a ser tomado é observar o tipo de material da sua cortina. Geralmente, na própria etiqueta da peça contém a composição e as formas de limpeza que podem ser feitas.
Apesar de parecer uma dica simples, muita gente ignora esta etapa. Observar se é proibido ou liberado colocar a cortina na máquina de lavar, por exemplo, pode evitar danos permanentes no tecido.
Utilize os produtos corretamente
Esta dica está completamente ligada à anterior. Conhecendo o material da sua peça, você deverá buscar por produtos corretos no momento da higienização.
De forma geral, o ideal é utilizar água e sabão neutro. No entanto, alguns materiais merecem atenção especial. Cortinas de veludo, por exemplo, devem ser limpas com panos umedecidos em água morna. Já as persianas pedem um pano úmido e sabão neutro diluído em água.
Lave de 15 em 15 dias
Antes de estabelecer a periodicidade da lavagem, é importante saber onde está localizada a cortina. Peças que ficam expostas à muita poeira ou gordura, por exemplo, devem ser higienizadas com maior regularidade.
Mas, de maneira geral, o ideal é lavar completamente as cortinas de 15 em 15 dias. Além disso, é indicado passar aspirador de pó ao menos uma vez por semana para garantir uma peça livre de poeiras.
Considere a utilização de um vaporizador
Realizar a limpeza à vapor é uma ótima dica para limpar cortinas que possuem tecidos muito pesados. Para isso, basta aplicar o vaporizador da parte superior à inferior da peça.
No entanto, tenha cuidado: leia atentamente as instruções do aparelho e lembre-se que o vapor pode queimar o tecido. Utilize este recurso com cuidado para não correr o risco de danificar a sua peça.
Fique atento à secagem
Nada de colocar a sua cortina em secadoras: elas podem danificar o tecido e ainda estragar toda a beleza da peça. A secagem deve ser feita de forma tradicional, ou seja, naturalmente à sombra.
Você também pode colocá-la ainda úmida nos trilhos para que termine de secar. Apenas tome o cuidado de higienizar todo o entorno da janela para não correr o risco de sujar o que você acabou de limpar.
Se você gostou do nosso artigo sobre como limpar cortinas corretamente, siga nossas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter e Google Plus — e receba outras dicas para deixar a sua casa sempre linda!