qual-a-melhor-forma-de-lavar-travesseiros.jpeg

Qual a melhor forma de lavar travesseiros?

A roupa de cama é trocada e lavada de uma a duas vezes por semana, o que dá uma sensação maior de conforto e limpeza ao quarto. Mas e quanto aos travesseiros? Muitas pessoas acabam se esquecendo da higienização desses itens tão importantes do enxoval. Quando mal cuidados, eles podem acumular bactérias e ácaros, provocando alergias, doenças de pele e problemas respiratórios.

Para garantir noites de sono ainda melhores, o ideal é lavar travesseiros a cada seis meses. E a boa notícia é que essa tarefa pode ser feita em casa e sem muito esforço, porque, em alguns casos, você pode fazer isso usando a máquina de lavar. Veja:

Travesseiros de látex

Observe na etiqueta se o travesseiro pode ser lavado na máquina. Caso isso não esteja especificado, prefira fazer a lavagem à mão. Certifique-se também de que o seu travesseiro de látex pode ser lavado, porque alguns modelos são hipoalérgicos e protegidos contra bactérias e ácaros, tornando a lavagem dispensável.

Em um recipiente com água morna, acrescente de duas a três colheres de detergente para roupas delicadas, umedeça um pano nessa mistura e vá limpando o travesseiro com essa solução fazendo movimentos circulares. Depois, basta secar a peça com toalhas e deixá-la em um local plano longe da luz solar direta até que toda a umidade desapareça.

Travesseiros de penas ou fibra sintética

Esse tipo de travesseiro pode ser higienizado na máquina de lavar, sem problemas. Para garantir uma lavagem delicada, coloque dois travesseiros na máquina, selecione o programa de lavagem para roupas de lã, água morna e use um pouco de detergente líquido suave (apenas o suficiente para não dificultar o enxágue). Se você preferir, selecione também duplo enxágue para que o travesseiro não fique com um cheiro muito forte dos produtos.

Depois de lavados, você pode escolher entre usar a secadora ou deixar os travesseiros secarem ao ar livre. Caso for usar a secadora, selecione o ciclo de secagem a frio. Se você preferir deixar os travesseiros secarem naturalmente, coloque-os sob o sol e, de hora em hora, mude-os de posição. Optando por esse último processo, o travesseiro pode demorar até dois dias para ficar completamente seco.

Travesseiros de viscoelástico

Antes de qualquer coisa, atente-se aos dois diferentes tipos de travesseiros de viscoelástico: existem os moldados e os transpiráveis. Os transpiráveis podem ir à máquina, mas os moldados não. Para descobrir o tipo, consulte a etiqueta. 

Para lavar travesseiros de viscoelástico moldado, coloque água morna e duas ou três colheres de sabão líquido suave em um recipiente. O processo deve ser o mesmo feito em travesseiros de látex, ou seja, a limpeza é feita com um pano embebido nessa mistura e passado em movimentos circulares sobre a peça. Deixe secar naturalmente em local plano e à sombra.

No caso dos transpiráveis, basta colocá-los na máquina e selecionar a opção de lavagem delicada com um pouco de sabão líquido de coco. A secagem, assim como com os travesseiros de penas, pode ser feita na secadora ou ao ar livre.

Dicas importantes

  • Os travesseiros devem ser trocados a cada 2 anos;
  • Observe regularmente se há furos ou rasgos no travesseiro e, se houver, é momento de descartá-lo;
  • Para evitar mal cheiro, deixe o travesseiro arejar pelo menos uma vez por mês.

Assim fica mais fácil e prático de higienizar corretamente um item tão importante às boas noites de sono, não é mesmo? Então, agora que você já sabe como lavar travesseiros, é hora de colocar a mão da massa! Higienize todas as peças de sua casa e garanta o bem-estar da família inteira!

Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais e ajude-os nessa tarefa também! Até a próxima!

Postagens relacionadas
7-truques-caseiros-para-deixar-a-sua-vida-muito-mais-facil.jpeg
7 truques caseiros para deixar a sua vida muito mais fácil
6-dicas-para-organizar-a-casa-sem-investir-muito-tempo-e-trabalho.jpeg
6 dicas para organizar a casa sem investir muito tempo e trabalho
5-dicas-para-fazer-uma-otima-limpeza-de-tapetes.jpeg
5 dicas para fazer uma ótima limpeza de tapetes
veja-4-cuidados-com-o-colchao-que-voce-deve-ter.jpeg
Veja 4 cuidados com o colchão que você deve ter
decorar-o-quarto-5-dicas-simples-que-fazem-toda-diferenca.jpeg
Decorar o quarto: 5 dicas simples que fazem toda diferença

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This