quando-e-a-melhor-hora-para-trocar-a-roupa-de-cama.jpeg

Quando é a melhor hora para trocar a roupa de cama?

Não há dona de casa que não fique feliz em ver sua casa sempre limpa e organizada. Existem algumas práticas simples que, além de ajudar a deixar o ambiente impecável, refletem diretamente na saúde da sua família. Trocar a roupa de cama é uma delas.

Existe uma velha máxima que diz que passamos um terço da vida dormindo. Na prática, isso significa dizer que passamos um terço da vida em cima dos lençóis. Esse é um motivo mais do que suficiente para dar atenção especial aos cuidados com a roupa de cama.

Mas afinal, você sabe qual é a periodicidade correta para fazer a troca dos lençóis e cobertas? Informe-se melhor sobre este assunto com as nossas dicas.

Entenda os riscos envolvidos 

Durante o sono, as pessoas deixam em cima dos lençóis células da pele, pedaços de unha, fios de cabelo, resíduos corporais, como suor, e óleos naturais da superfície da pele.

Essas substâncias ficam depositadas em cima da cama e favorecem a proliferação de ácaros, fungos, bactérias que podem acarretar ou agravar o desenvolvimento de alergias respiratórias e cutâneas.

Descubra a frequência recomendada

Fatores como o clima, por exemplo, influenciam na periodicidade com que a mudança de lençóis e cobertas deve acontecer. Num país tropical como o Brasil, a frequência recomendada de troca é bem diferente da sugerida para países mais frios.

Para evitar o desenvolvimento de doenças de pele ou alergia, é imprescindível trocar as roupas de cama regularmente. A frequência recomendada é de, pelo menos, uma vez por semana.

Contudo, existem situações em que esse período pode e deve ser diminuído. Uma delas é se um dos usuários estiver doente – seja um problema cutâneo ou não – e também em casos de altas temperaturas, época em que o suor corporal aumenta, e, naturalmente, os lençóis sujam mais rapidamente.

Aprenda as rotinas básicas

Para manter os lençóis sempre limpos, assim como a cama e o próprio quarto, algumas medidas devem ser adotadas e incorporadas à rotina de limpeza e organização da casa.

Assim, é indicado que, após acordar de manhã, a cama não seja forrada imediatamente. Deixe-a por algum tempo descoberta e exposta à circulação de ar, justamente para que a umidade natural do corpo que ficou na roupa de cama possa evaporar.

Outra dica interessante é a de cada vez que se trocar a roupa de cama seja utilizado um aspirador de pó, tanto no colchão quanto nos travesseiros. A medida tem como objetivo eliminar os resíduos que ficam acumulados nesses itens.

Use aromatizadores de maneira correta

Atenção também aos aromatizadores de ambientes e águas de passar. Esses recursos, aparentemente inofensivos, podem contribuir para a proliferação de ácaros e fungos, pois umedecem lençóis, colchões e fronhas.

Para deixar o ambiente perfumado, basta borrifar essas essências nos cantos do quarto, mas sem permitir que caiam em cima da cama.

Pelas razões já mencionadas, é evidente a importância de trocar as roupas de cama, não só por uma questão de higiene e saúde, mas também para melhorar a qualidade do sono. Afinal, dormir em uma cama limpa e cheirosa é sempre mais agradável e reconfortante.

Gostou das nossas dicas sobre a frequência correta para trocar a roupa de cama? Então não se esqueça de nos seguir nas redes sociais — Facebook, Twitter e Instagram —para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Postagens relacionadas
enxoval-infantil-5-pecas-que-nao-podem-faltar-no-guardaroupas.jpeg
Enxoval infantil: 5 peças que não podem faltar no guarda-roupas
5-cuidados-que-deixam-sua-casa-mais-bonita-e-organizada.jpeg
5 cuidados que deixam sua casa mais bonita e organizada
5 passos para manter a casa sempre organizada
5 passos para manter a casa sempre organizada
confira-as-6-dicas-para-nao-errar-ao-escolher-roupa-de-cama.jpeg
Confira as 6 dicas para não errar ao escolher roupa de cama
descubra-quais-devem-ser-os-principais-cuidados-com-a-casa-no-inverno.jpeg
Descubra quais devem ser os principais cuidados com a casa no inverno

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This