Saiba_como_usar_a_criatividade_para_limpar_a_casa.jpg.jpeg

Saiba como usar a criatividade para limpar a casa

Independentemente se é feita diariamente ou nos finais de semana, a tarefa de limpar a casa sempre demanda um planejamento. Necessidades como a compra de produtos de limpeza e de ferramentas específicas, a organização anterior da casa e seus elementos decorativos são fundamentais para manter o lar sempre bonito e aconchegante.

Acontece que nem sempre temos todos os produtos em primeira mão, e não é por isso que deixaremos a limpeza de lado. Usando a criatividade, é possível manter seus cômodos agradáveis e limpinhos. Veja como!

Use materiais alternativos para limpar a casa

Hoje, contar com alternativas simples para deixar sua casa limpa é uma forma eficiente de contribuir com a sustentabilidade, além de gerar economia para o bolso. Veja algumas soluções:

Higienizar superfícies empoeiradas

Você pode usar pincéis comuns para remover o pó de elementos como vasos, objetos decorativos, pequenos eletrodomésticos e até de plantas sensíveis. Para superfícies maiores, como mesas, cadeiras e cômodas, a solução é aproveitar meias velhas (de preferência as mais macias e de algodão) e usá-las como luvas para retirada do pó e sujidades. Em estofados, remova os pelos de animais e cabelos acumulados com a luva de borracha utilizada na cozinha.

Alcançar locais de difícil acesso

Utilize cotonetes e escovas de dente para limpar locais pequenos e de difícil acesso, como teclados de computadores e molduras de quadros. Se tiver um secador de cabelo com a função de ar frio, você pode também pode aproveitá-lo para a remoção de resíduos em cantinhos apertados. Nesse caso, o ar gelado é o mais indicado porque não danifica as texturas e os materiais dos objetos.

Eliminar odores

Para evitar a limpeza frequente de itens dispostos na geladeira, experimente usar jornal ou papel-toalha envolto nas embalagens que apresentam odores. Ambos os materiais são ideais porque absorvem a umidade gerada no refrigerador, eliminando o cheiro desagradável. Para itens em geral, o odor pode ser eliminado com um pano úmido embebido em água e vinagre.

Gaste menos com produtos de limpeza

Você já deve ter ouvido que produtos naturais também são eficientes para a limpeza da casa. Então, por que não usá-los? Veja onde aproveitar essas substâncias e economize na compra do mercado.

Superfícies gerais

Use solução de água e vinagre para limpar e desinfetar superfícies. Além de ser barato e remover manchas, o vinagre tem o poder de combater e prevenir formação de bolor e mofo em paredes e móveis. Em copos, louças e espelhos com marcas duradouras de água, o vinagre atua como um bom substituto para produtos limpa-vidros.

Eletrodomésticos

Para a limpeza do micro-ondas, utilize um pote de água com rodelas de limão e ligue o aparelho por alguns minutos. Depois, é só passar um pano úmido e toda a sujeira sai facilmente. A máquina de lavar pode ser limpa com a mistura de uma xícara de vinagre branco e meia xícara de bicarbonato de sódio. Encha-a com água quente, adicione a mistura e deixe bater por meia hora. Depois, você reaproveita essa mesma água para a limpeza do chão e de calçadas.

Recicle e reaproveite produtos na decoração

Pronto, a casa está limpinha e pronta para ser usada novamente. Mas e o lixo gerado e recolhido? Que tal reciclá-lo e criar produtos decorativos para a sua casa? Veja algumas dicas legais:

Para o home office

Reaproveite um porta-talheres velho para guardar materiais como canetas, lápis e grampeadores nas gavetas da sua mesinha de escritório. Caixinhas de celular e de outros aparelhos que seriam eliminadas também podem guardar produtos pequenos, como clipes, borrachas e apontadores.

Para o quarto

Customize caixas de sapato com suas estampas e cores favoritas e utilize-as para guardar brinquedos de crianças, maquiagem, loções de beleza e organizar produtos que se enrolam facilmente, como carregadores e fones de ouvido.

Para a cozinha

Aproveite latas de produtos em conserva e de compotas para guardar seus talheres. Para deixá-las bonitas, remova as etiquetas e a cola com água corrente e depois pinte da cor que desejar. Assim, você ganha novas peças para usar na cozinha, já que essa técnica pode ser feita para diversos utensílios.

E você, tem alguma ideia criativa para limpar a casa? Conte pra gente! Aproveite e confira também os 5 passos para deixar a casa sempre organizada.

 
Postagens relacionadas
Young caucasian woman in the wardrobe selecting things for wear.
7 dicas infalíveis para organizar o guarda-roupa
Saiba_como_usar_a_criatividade_para_limpar_a_casa.jpg.jpeg
Saiba como usar a criatividade para limpar a casa
voce-sabe-qual-a-diferenca-entre-cobre-leito-colcha-e-edredom.jpeg
Você sabe qual a diferença entre cobre leito, colcha e edredom?
6-dicas-para-se-livrar-dos-acaros.jpeg
6 dicas para se livrar dos ácaros!
Aprenda_a_deixar_suas_roupas_perfumadas.jpg.jpeg
Aprenda a deixar suas roupas perfumadas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This