saiba-os-cuidados-na-hora-de-escolher-cortinas-para-sua-casa.jpeg

Saiba os cuidados na hora de escolher cortinas para sua casa

Embora seja uma atividade muito prazerosa, decorar o quarto ou a casa também pode ser desafiador. São tantos detalhes que, às vezes, deixamos de lado cuidados essenciais para a aparência de um cômodo, como o momento de escolher cortinas.

Muito além de apenas embelezar o lugar, a cortina tem o objetivo de bloquear a entrada de luzes nas casas e manter a privacidade de seus moradores. Faça um teste! Imagine sua sala sem cortina. Percebeu a diferença?

Por isso, resolvemos listar quais são os principais cuidados que você deve ter ao escolher cortinas. Dessa forma, você terá mais segurança antes de definir o melhor modelo.

Finalidade

Sem dúvidas, a cortina traz beleza e elegância para uma residência. No entanto, antes de escolher a melhor opção para a sua casa, lembre-se de avaliar questões importantes como, por exemplo, o controle da luminosidade e o seu poder de oferecer privacidade.

Quando você consegue qualidade em todos esses aspectos, o investimento trará ótimo retorno, afinal, ninguém gosta do reflexo do sol batendo na televisão ou no sofá da sala durante um cochilo após o almoço, não é mesmo?

A saída é optar por tecidos leves e fluídos, que preservam parcialmente a privacidade sem bloquear completamente a luz solar, ao mesmo tempo em que mantém a elegância da decoração.

Tecidos

Quem não tem costume de comprar cortina acredita que todos os tecidos são iguais, mas isso não é verdade. O tipo de material interfere no ambiente e, por isso, sua escolha depende do seu objetivo ao instalar cortinas em um cômodo.

Se você pretende criar um estilo mais formal e elegante, as cortinas de seda pesada ou de veludos são as mais indicadas. Por outro lado, opte pelas cortinas de linho ou algodão, caso deseje transmitir uma imagem mais casual.

Cores

Em muitas regiões do Brasil, as pessoas sofrem com as altas temperaturas. Se você não enfrenta esse problema, ótimo! Mas se o sol prejudica a sua casa, evite comprar cortinas com tecidos escuros, pois elas retêm o calor e ainda aumentam a temperada da residência.

Nas cidades onde o frio é intenso, prefira tecidos mais pesados ou com sobreposições, pois isso ajuda a manter os cômodos mais aquecidos.

Medidas

Ao escolher cortinas, lembre-se de medir o espaço onde elas serão instaladas. O ideal é que a diferença entre a janela e esse item de decoração seja de até 30 cm.

Algumas exceções a essa regra são casos de janelas muito baixas, nos quais é preciso instalar o varão bem acima dela, para não dar a impressão de que ela é achatada.

Se a janela for mais alta (em um lugar com pé-direito muito alto, por exemplo), a posição ideal para a instalação é entre a janela e o teto. 

Além disso, lembre-se sempre de deixar uma sobra de até 4 cm na barra para garantir a elegância e o alongamento do pé-direito.

Restrições

Entendemos o quanto a cozinha é um lugar especial da sua casa, mas, infelizmente, ela não é apropriada para as cortinas.

Além de serem perigosas, devido à proximidade com o fogão e ao alto risco de inflamar, não são fáceis para limpar, pois absorvem gordura e sujam com mais facilidade. Essa restrição também vale para as lavanderias.

Para a nossa sorte, há diversas outras formas de deixar a cozinha organizada, limpa e bonita.

Pressa

Por causa da correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo para comprar a cortina ideal e acabam escolhendo uma opção que não trará tantos benefícios.

Para evitar isso, que tal escolher um modelo pela internet? Desse modo, é possível encontrar diversas alternativas, comparar preços, pedir a opinião dos amigos etc.

E não precisa se preocupar com as medidas: escolha um site que forneça essa informação claramente, para que você não tenha surpresas desagradáveis quando o produto chegar. 

Agora que você já sabe como escolher cortinas, assine a nossa newsletter e conheça mais dicas exclusivas para deixar a sua casa do jeitinho que sempre sonhou!

Postagens relacionadas
passo-a-passo-aprenda-como-limpar-cortinas.jpeg
Passo a passo: aprenda como limpar cortinas
tipos-de-quarto--saiba-escolher-um-estilo-que-e-a-sua-cara!9146
Tipos de quarto: saiba escolher um estilo que é a sua cara!
quer-decorar-o-quarto-sem-gastar-muito-revelamos-5-segredos.jpeg
Quer decorar o quarto sem gastar muito? Revelamos 5 segredos!
voce-tem-um-quarto-pequeno-saiba-deixalo-bonito-e-organizado.jpeg
Você tem um quarto pequeno? Saiba deixá-lo bonito e organizado
quarto-de-casal--10-dicas-de-decoracao-para-deixar-o-ambiente-mais-aconchegante7076
Quarto de casal: 10 dicas de decoração para deixar o ambiente mais aconchegante
4 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This