Vai casar? 5 dicas para montar o seu enxoval

Montar o enxoval é um dos preparativos mais importantes para o casamento, afinal, organizar a cerimônia e a festa são muito importantes para o enlace, mas é em casa que a vida a dois se inicia de fato. Sendo assim, o “lar doce lar” dos noivos deve estar decorado e equipado para essa nova fase.video live

A montagem do enxoval é uma tarefa prazerosa, mas nem um pouco simples e intuitiva como a maioria das pessoas imagina. Não basta apenas escolher itens bonitos e que combinem entre si! Também é essencial pensar no conforto, durabilidade e funcionalidade de cada peça.

E se você está noiva e quer aprender a montar um enxoval de casamento ideal, continue lendo o nosso artigo e confira dicas que preparamos para te ajudar a acertar na escolha e compra de itens de cama, mesa e banho!

Faça uma lista

O primeiro passo para nortear a tomada de decisão é fazer uma lista completa de tudo o que você quer e precisa. Os itens básicos são: jogos de lençol de casal e de solteiro, fronhas, colchas, edredons, cobertores, toalhas de rosto e de banho, roupões, toalhas de mesa, jogos americanos, capas de colchão, guardanapos de tecido, aventais e panos de prato.

O mais indicado é ter pelo menos duas unidades de cada item para fazer as trocas e lavagens sem problemas. No entanto, a quantidade deve ser definida de acordo com os hábitos e necessidades do casal. Quem recebe visitas com frequência, por exemplo, deve ter um enxoval maior do que quem não recebe.

Defina o estilo do seu enxoval

Em relação à escolha dos tecidos, estampas, cores e acabamentos, é interessante seguir um conceito e escolher as peças do enxoval dentro de um mesmo estilo. Isso vai ajudar a compor a decoração da casa de maneira harmoniosa.

Se a ideia é criar um efeito rústico, tecidos de fibra natural e cores como palha, verde e marrom são ótimas pedidas. Se o objetivo é deixar a casa com um ar mais romântico, as padronagens florais não podem ficar de fora. Já para uma proposta clean e elegante, enxoval liso e claro é uma opção infalível.

Monte o enxoval com antecedência

Não deixe para montar seu enxoval em cima da hora. Comece a organizá-lo por volta de seis meses antes do casamento, dando prioridade às peças mais importantes para você, como, por exemplo, aquela colcha linda que é peça única na loja. Inclua opções também na lista de presente do chá de panela e do próprio casamento. Assim você aumenta as chances de ter o enxoval dos sonhos de maneira mais econômica e prática. Mas apesar de a antecedência ser importante, também não precisa fazer como no tempo da vovó, em que os enxovais começavam a ser montados antes mesmo dos noivos se conhecerem, hein?

Pense na qualidade e durabilidade

O bom gosto e beleza do enxoval devem ser considerados, mas observe também a qualidade e durabilidade dos itens. Isso reduzirá as chances de problemas como manchas, desbotamentos, toque áspero, rasgos e bolinhas no tecido.

Quanto mais fios a peça do enxoval tiver, melhor, pois a alta quantidade de fios assegura um toque macio e delicado. Entre 200 e 400 fios é uma ótima escolha para quem deseja aliar conforto e qualidade. Evite comprar lençóis muito finos, pois eles tendem a não durar. Já um bom jogo de lençol pode ficar com você por até 10 anos, resistindo firme e forte a todas as lavagens!

Evite os excessos

Existem opções incríveis no mercado, mas não se empolgue tanto. Evite as compras por impulso e as quantidades excessivas. Comprar itens demais demandará mais tempo, espaço, trabalho e dinheiro. De que adianta comprar 5 edredons se não há lugar suficiente para guardar essas peças volumosas em casa? Vale lembrar que se o armazenamento não for feito corretamente, o enxoval pode sofrer com danos causados pela exposição à poeira, umidade e ação de insetos.

E aí, você gostou das nossas dicas? Elas vão te ajudar a montar o enxoval de noiva perfeito? Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Comente!

Postagens relacionadas
X_cuidados_fundamentais_com_a_roupa_de_cama.jpg.jpeg
5 cuidados fundamentais com a roupa de cama
X_cuidados_fundamentais_com_a_roupa_de_cama.jpg.jpeg
5 cuidados fundamentais com a roupa de cama

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This