voce-sabe-qual-a-diferenca-entre-cobre-leito-colcha-e-edredom.jpeg

Você sabe qual a diferença entre cobre leito, colcha e edredom?

Escolher a roupa de cama pode parecer tarefa fácil quando a única questão envolvida é a estética: basta optar por uma estampa bonita que seja do seu gosto. Porém, lembre-se de que também é preciso levar em conta o tecido, caimento e função, outros fatores que influenciam na decisão.

Dentre as muitas dúvidas que surgem na hora da compra, uma das mais comuns é sobre a diferença entre cobre leito, colcha e edredom. Pensando nisso, fizemos este post com o intuito de esclarecê-la e dar dicas de como usar cada peça. Confira!

Edredom

Ao contrário do que muitos pensam, o edredom não deve ser usado na cama o dia todo como uma colcha ou cobre leito, pois essa não é sua proposta principal. Sua função é simples: cobrir em dias muito frios.

Ele geralmente é confeccionado em tecido 100% algodão ou em malha, podendo também ser constituído de linho, microfibra e cetim. Possui, em seu interior, uma manta de material sintético, o que além de torná-lo quentinho, garante a maciez e o conforto do produto.

Os modelos são os mais diversos: bordados, estampados, lisos, dupla faces, etc. É importante atentar-se à composição na hora da compra, pois os edredons possuem um valor relativamente mais alto frente às outras roupas de cama. Assim, qualidade e durabilidade são itens que esperamos quando compramos o produto.

Cobre leito

O cobre leito é semelhante ao edredom e à colcha, porém é menos acolchoado que o primeiro e não tão fino como o segundo. Assim, muitos o utilizam como coberta nos dias não tão frios.

Como o edredom, há muitas opções de tecido para a confecção do cobre leito. Geralmente, as mais requisitadas são as de algodão puro, pois fornecem toque macio e frescor. Lembrando que, quanto maior a quantidade de fios por centímetro quadrado, mais macio será o produto. Ou seja, vale a pena investir um pouco mais em um produto de qualidade e com um número considerável de fios.

Sua principal função, no entanto, é enfeitar e proteger a cama de sujeiras do cotidiano. Por possuir dimensões maiores que o edredom, ele confere um melhor caimento e beleza para o móvel, podendo ser deixado na cama o dia todo.

Colcha

As colchas, por sua vez, têm como característica principal o fato de cobrirem toda a cama, desde a região dos travesseiros até o chão. A melhor forma de diferenciá-la dos outros artigos é saber que ela não possui preenchimentos.

Como ela funciona como uma “coberta de cama”, ela pode ser estampada, ter babados, ser feita de patchwork (retalhos) etc. Ou seja, possui muitas peculiaridades e enfeites, visando decorar o móvel e o quarto.

Muitos modelos nos remetem à casa da avó, seguindo um estilo artesanal e aconchegante. Apesar de lindas, elas são finas e feitas de tecidos que não aquecem. Por isso, diferentemente dos cobre leitos, elas não devem ser usadas como cobertores também, e sim apenas como um adorno para a cama.

Independente do seu estilo, com certeza existe algum modelo de edredom, cobre leito ou colcha que combina com você e seu quarto. Assim, cabe a você escolher tons, estampas, tecidos e confecções — lembrando sempre de combinar com o restante da decoração do ambiente.

Esperamos que, na hora de comprar a sua roupa de cama, essa dúvida não apareça mais. Se gostou, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter. A Mazê Enxovais tem sempre uma novidade para você!

Postagens relacionadas
decorar-o-quarto-5-dicas-simples-que-fazem-toda-diferenca.jpeg
Decorar o quarto: 5 dicas simples que fazem toda diferença
4-dicas-uteis-de-como-escolher-travesseiros-para-uma-boa-noite-de-sono.jpeg
4 dicas úteis de como escolher travesseiros para uma boa noite de sono
como-deixar-a-casa-aconchegante-para-receber-visitas.jpeg
Como deixar a casa aconchegante para receber visitas
como-manter-a-cozinha-organizada-e-limpa.jpeg
Como manter a cozinha organizada e limpa?
cama-de-idoso-saiba-os-cuidados-especiais-que-voce-precisa-ter.jpeg
Cama de idoso: saiba os cuidados especiais que você precisa ter

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Share This